28 de jan. de 2011

Como manter a postura no computador

De tempos em tempos acabamos passamos mais tempo trabalhando do que descansando. Infelizmente esse é o ônus de encabeçar um novo empreendimento ou almejar aquela promoção que está por vir na sua empresa. Porém, só trabalhamos quando temos saúde, então não é bom deixar de lado este aspecto. Aí vão algumas dicas sobre ergonomia no trabalho, ou seja, a sua postura no seu computador.
 
Atenção: Faça os testes enquanto lê, para ver como cada movimento influencia MESMO na sua postura, e em consequência na sua saúde.
Cadeira
Quando queremos relaxar, vamos cada vez mais baixando as costas em direção à base da cadeira. Na verdade isto é um veneno, pois assim você põe todo o peso do seu tronco em uma coluna torta. Sempre deve-se sentar colocando as costas bem rentes com o encosto da cadeira.

Pés
Até os pés influenciam na sua postura. Eles devem estar firmes apoiados sempre à frente da cadeira. Quando você os coloca embaixo ou da cadeira ou não alcança o chão, você põe muito mais peso na coluna. Com os pés bem escorados, você distribui parte do sue peso nas suas pernas (faça o teste que você vai notar a diferença!).

Monitor
Momento cultura – no livro “Ética a Nicômaco”, o autor Aristóteles fala que as pessoas buscam sempre um meio-termo (nem covarde, nem imprudente, mas corajoso). Bem, o que monitor tem a ver com isso? Tudo! Ele não deve ficar nem acima da altura dos olhos, nem muito abaixo, mas em um meio-termo na altura dos olhos. O seu pescoço e Aristóteles agradecem. O ideal também é que a telinha fique a pelo menos 40cm do seu rosto. Contrastes também sempre ajudam na legibilidade.

Mouse
Seu cotovelo deve estar na altura da mesa aonde fica o mouse, senão você vai forçar muito mais a cada clique. A maioria dos casos de tendinite no pulso é causada por esse costume errado. Também não é recomendado deixar o mouse muito longe do corpo, pois dependendo da distância você tende a entortar coluna até alcançá-lo. E nada de quebrar o pulso para um lado ou para o outro. Pelo menos, não enquanto estiver usando o mouse.

Teclado
Esta ferramenta deve ficar exatamente na altura do seu antebraço, por questões parecidas com as do mouse. Caso vá copiar um documento, coloque de maneira próxima à posição do monitor, para que não tenha de estar se contorcendo todo cada vez que for ler uma frase.

Posição do computador: O monitor deve estar junto do teclado e do mouse, sempre. As pessoas tendem a ficar sempre com o corpo virado para o teclado, pois é mais fácil de digitar. Se você virar o corpo para ficar olhando o monitor com os pés virados para o teclado, note a posição em que fica a sua coluna – que acaba se parecendo mais com uma montanha-russa.

De tempos em tempos, levante-se, tome um café, e dê uma boa movimentada no corpo.

Pisque bastante os olhos, pois a leitura no monitor é mais cansativa do que em um livro comum.
Não chegue em casa e vá de novo para o computador. Nenhuma pessoa que passa 11h por dia no computador consegue ser 100% saudável.

Quem atender o telefone com o pescoço, vai apanhar!

Dores no corpo, sensação de cansaço ou até mesmo uma lesão por esforço repetitivo (LER) podem ter nascido dos longos trabalhos que você fez. Para uma maior produtividade, saúde e bem-estar, o melhor remédio sempre é prevenir.

Via. Produzindo.net

0 comentários:

Postar um comentário