Um dos principais quesitos que influem na produtividade dos funcionários é, sem dúvida, o conforto no trabalho, mas sem deixar de lado a preocupação com a saúde dos trabalhadores.
Várias empresas já estão de olho nesses fatores e investem em móveis planejados para o escritório, além de consultores e arquitetos. O objetivo é proporcionar uma ergonomia correta no ambiente de trabalho.
Investir em ergonomia significa prevenir problemas ocasionados pela má postura em funcionários. O retorno é na queda de afastamentos e no aumento da produtividade. Além disso, oferecer condições ergonômicas no escritório é previsto em lei, segundo a normativa NR 17 do Ministério do Trabalho e Emprego, que vigora desde 1990.
O primeiro passo em busca da ergonomia correta é mapear e planejar o mobiliário de acordo com as demandas e características exigidas pelo trabalho e pelos funcionários. Tudo deve ser estudado de modo que situações de desconforto causem menos impacto, como oferecer apoios para evitar trabalhos estáticos e diminuir atritos para não gerarem traumas.
Confira as dicas de ergonomia no trabalho:
• A altura do tampo da mesa deve ficar entre 72 e 78 centímetros do chão;
• Para evitar estrangulamento da circulação dos braços quando apoiados, a borda do tampo da mesa (parte arredondada) deve ser de 2,5 milímetros;
• A distância média recomendada entre os olhos e a tela do computador é de 55 centímetros;
• A parte superior da tela deve coincidir com a altura dos olhos, para evitar a projeção da cabeça para frente e a adoção de posturas críticas de trabalho;
• Os cotovelos e antebraços devem estar apoiados no plano de trabalho e você deve estar sentado confortavelmente, com a coluna ereta;
• O mobiliário deve ser regulável de forma a permitir um mínimo de alternância. Recomenda-se que mesas e cadeiras para uso do computador possuam regulagens simples e que possam ser facilmente localizadas para permitir a mudança da postura ao longo da jornada de trabalho.
Via. Mod Line
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