5 de jan. de 2011

Má postura é causadora de sérios problemas na coluna

São milhares as pessoas que sofrem com os problemas de má postura. Em casa, no trabalho, na escola, horas em uma posição inadequada podem causar sérias doenças na coluna. Estes problemas podem aparecer em qualquer idade é são precisos cuidados, sob orientação médica, para que mais tarde o tratamento não seja longo e doloroso.

Segundo o ortopedista Vitor Alves da Silva, os problemas de postura vão depender da idade de cada um. Nos adolescentes, por exemplo, o mais comum é o dorso curso doloroso. Ele se manifesta com uma dor nas costas e é preciso ser trabalhada a postura do adolescente em relação ao mobiliário que utiliza. "É preciso que ele use uma cadeira e mesa adequadas. Além disto, precisa passar pelo Programa de Reeducação Postural Global-RPG. Este tipo de problema também acomete o adulto jovem", destaca Vitor Alves.

As pessoas acima dos 40 anos costumam sofrer com as chamadas doenças degenerativas. São as artroses, que surgem na coluna na altura lombar. Ela causa um desgaste nas articulações. Uma de suas causas são as predisposições familiares, ou seja, é genética. Outras causas são a má postura por longa data, atividades de impacto e sobrecarga na coluna também de longas datas.

O tratamento também consiste em uma reeducação da postura acompanhado de fortalecimento muscular, através da musculação terapêutica, evitando impactos ou o mais moderno que é o pilates. O pilates são equipamentos onde o uso pode ser orientado por educadores físicos ou fisioterapeutas.

Outras causas mais comuns de doenças na coluna são: tumores, doenças discais (hérnias de disco), espandilolitese (escorrega-mentos de uma vértebra em relação à outra), dores nas costas causadas pela coluna. "É preciso tratar a causa básica e procurar o especialista o quanto antes. Além disto, é recomendado controle do peso, atividade física regular, combate ao tabagismo e ergonomia", comenta o médico.

Via. Portal GTerra

0 comentários:

Postar um comentário